SINTONIZADOS....

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Gratidão


Gratidão é o ato de  apreciar e estar consciente das coisas boas que a vida nos apresenta.
Pesquisas mostram que a gratidão é uma das maneiras mais poderosas e instantâneas
para se entrar em um estado emocional mais positivo. Estudos revelam: as pessoas que  manifestam ou praticam a gratidão são mais saudáveis, vivem mais e sentem-se mais jovens. Pesquisa feita pelo Dr. Emmon, também revelou que as pessoas que se engajam na prática diária da gratidão apresentaram uma melhora na qualidade do sono.
A gratidão é uma emoção positiva tradicionalmente estudada por filósofos e humanistas. Recentemente tem sido objeto de estudo de abordagens que utilizam a metodologia científica. A psicologia positiva não estuda a gratidão apenas como uma disciplina acadêmica, mas também como uma atividade prática que pode ser incrementada. É um instrumento para incrementar o nível de felicidade e a auto-regulação emocional.
Dentro de uma perspectiva social e humanitária, a gratidão serve como nutrição.  Alguém faz algo de bom e você diz: obrigado ou grato!. Esta comunicação incentiva o realizador a fazer mais coisas boas. Ambas as partes são preenchidas por sentimentos positivos.
Gratidão é fundamental para estabelecer e fortalecer relacionamentos. Imagine você sair com alguns amigos e no dia seguinte você recebe uma mensagem de um deles dizendo: “Obrigado
pelo passeio na noite passada. Foi ótimo vê-lo!”. Como você se sentiria?  Existe uma grande chance de você sentir-se muito bem e querer encontrar essa pessoa novamente e o vínculo mútuo fortalecer.
A gratidão é uma importante força do caráter, fortemente correlacionada com o sentir-se feliz. Seja grato regularmente, só faz bem!
Dicas para aumentar a gratidão:
1. Procure identificar as coisas boas que lhe acontecem no seu dia a dia, por menores que sejam.
Identifique os detalhes das coisas positivas de sua vida.
2. Pense nas pessoas que trazem coisas boas em sua vida.  Caso decida manifestar sua gratidão, primeiro reconheça o sentimento antes de expressá-lo  (as pessoas podem identificar um falso).
3. Olhe para as coisas que você costuma agradecer normalmente e adicione um toque extra. Por exemplo, em situações que diz apenas obrigado, reflita e descreva melhor o que de bom você pode reconhecer.
4. Utilize outras palavras e expressões, tipo: “eu aprecio muito quando você…”;  “significa muito para mim você …”, seja criativo nos seus agradecimentos.
5. Mantenha um diário de gratidão por três coisas boas no seu dia, semana ou mês. Fica mais fácil ter acesso e se conectar com estes sentimentos no momento que precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário