Ser ou estar?
A realidade de cada um é construída de acordo com a
biologia, experiências pessoais, valores e expectativas pessoais
Eu detesto a onda de pseudociência baseada, com licença
poética abusiva, em uma versão fantasiosa da pobre da física quântica,
popularizada por livros como O segredo e
aquele filme maldito, Quem somos nós.
Detesto por uma série de razões, entre elas a mensagem vil (para não dizer
totalmente incorreta) de que não é preciso fazer nada para melhorar nossas
vidas – quer dizer, nada além de pensar positivamente, pois sua consciência
teria a capacidade de mudar a “realidade quântica” do mundo. (Ah, não funcionou
e o colar de diamantes não apareceu no seu pescoço, nem o cheque no correio?
Você não mentalizou direito. “Venha fazer um curso conosco e aprenda a mudar o
mundo com o poder do pensamento!”)
Apenas uma ideia nisso tudo se salva e, ainda assim, apresentada muito tangencialmente por trás da propaganda toda: a noção de que, em vários sentidos, não somos, mas estamos. A diferença entre ser e estar vem aos poucos sendo consolidada pela neurociência, ainda que poucos sejam os estudos que a abordem explicitamente. Estamos, e não somos, no sentido de que a realidade de cada um de nós é diferente, construída de acordo com biologia, experiências pessoais, valores e expectativas. Não o Real, aquilo que é externo ao corpo; este é alheio à nossa existência e não depende de qualquer atividade mental, embora possa ser mudado à força de mãos, martelos e bombas. Mas a realidade que cada um usa para navegar o Real, esta sim é uma hipótese de trabalho, construída e reconstruída a cada instante pelo cérebro graças aos sentidos – mas tingida das cores pessoais de cada um.
Apenas uma ideia nisso tudo se salva e, ainda assim, apresentada muito tangencialmente por trás da propaganda toda: a noção de que, em vários sentidos, não somos, mas estamos. A diferença entre ser e estar vem aos poucos sendo consolidada pela neurociência, ainda que poucos sejam os estudos que a abordem explicitamente. Estamos, e não somos, no sentido de que a realidade de cada um de nós é diferente, construída de acordo com biologia, experiências pessoais, valores e expectativas. Não o Real, aquilo que é externo ao corpo; este é alheio à nossa existência e não depende de qualquer atividade mental, embora possa ser mudado à força de mãos, martelos e bombas. Mas a realidade que cada um usa para navegar o Real, esta sim é uma hipótese de trabalho, construída e reconstruída a cada instante pelo cérebro graças aos sentidos – mas tingida das cores pessoais de cada um.
Assim seu corpo está de certo
tamanho e em certo lugar – mas pode encolher ou aumentar instantaneamente, ou
até ser transferido para um manequim ou o avatar na tela do computador, graças
a truques tão elaborados como realidade virtual ou tão simples como imagens e
toques sincronizados. Ou graças ao uso de ferramentas agora já tão habituais
que a transformação passa despercebida: assim você incorpora ao seu esquema
corporal o lápis, os talheres, a pinça, e até mesmo o carro que dirige. Assim,
também, duas pessoas interpretam de maneiras radicalmente diferentes a mesma frase
dita por uma terceira – ou, num bom dia, você ouve favoravelmente um comentário
da sua esposa, e num mau dia, acha o mesmo comentário insultante. Viver como um
ser que continuamente está tem um lado bom de permitir uma abordagem
personalizada do mundo. Por outro lado, às vezes o estar
dá errado, pois não mais corresponde bem o suficiente com o Real para servir de
guia útil pelo mundo. Em depressão, julgamos estar pior do que de fato estamos;
em estado maníaco, ao contrário, criamos uma realidade brilhantemente
cor-de-rosa que não representa os acontecimentos. Em delírio, como na
esquizofrenia ou na mania mais exacerbada, pode-se até estar em um mundo que
fala com vozes e imagens que não pertencem ao Real. Mas é justamente o estar
que permite o tratamento – e a volta a um estado mais útil, porque melhor
representativo do Real.
Essa volatilidade toda, ainda assim, tem uma âncora ao longo do tempo e do espaço: você, essa unidade particular de cérebro e resto do corpo e história de vida. Esse conjunto é o que você é: o seu ser, finalmente – embora seja um conjunto também construído pelo cérebro e portanto meio que paradoxalmente também volátil. Enquanto estiver razoavelmente intacto, e dotado de memória, ele consegue costurar os seus vários “estar” ao longo da vida em um único “ser”. Mas vai-se o cérebro... e fica só a impressão deixada na realidade dos outros.
Essa volatilidade toda, ainda assim, tem uma âncora ao longo do tempo e do espaço: você, essa unidade particular de cérebro e resto do corpo e história de vida. Esse conjunto é o que você é: o seu ser, finalmente – embora seja um conjunto também construído pelo cérebro e portanto meio que paradoxalmente também volátil. Enquanto estiver razoavelmente intacto, e dotado de memória, ele consegue costurar os seus vários “estar” ao longo da vida em um único “ser”. Mas vai-se o cérebro... e fica só a impressão deixada na realidade dos outros.
Suzana Herculano-Houzel
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